top of page

Folclore internacional brilhou em Montemor


 


 Aconteceu de 7 a 11 do presente mês de Agosto em Montemor-o-Novo, a XII Mostra Internacional de Folclore – MIF 2024. Mais um marcante evento cultural que esperamos que o nosso leitor tenha tido o prazer de acompanhar.

Este ano, tivemos o privilégio de receber três grupos internacionais convidados: Masurian Dance and Song Ensemble ELK, da Polónia, com um espírito de comunidade contagiante; os GURU — The Arts Hub, da Índia, que nos presentearam com a sua cordialidade e amizade e o Grupo de Danza Folklorica Yolihuani, oriundos do México, que nos trouxeram um reportório animadíssimo com numerosos trajes supercoloridos. Recebemos ainda o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, amigos e parceiros do grupo organizador, o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor.

Como parceiros, e representados em palco na primeira gala, tivemos o Município de Montemor-o-Novo, na pessoa do seu Vice-Presidente Henrique Lopes; Alexandra Serôdio, a representar a União de Freguesias de N. Sr.ª da Vila, N. Sr.ª do Bispo e Silveiras; a Federação do Folclore Português; Inatel de Évora, na pessoa da sua Directora, Leontina Bastos; a Ciranda, na pessoa de Maria José Baptista; o Regimento de Artilharia N.°5 de Vendas Novas, com a cedência de 150 colchões e 50 camas, a fim de instalar todos os convidados e integrantes dos diversos grupos, bem como os seus parceiros e equipas técnicas, entre outros, todos de elevada importância e significância.

O festival teve a sua abertura oficial na quarta-feira, dia 7, com a apresentação e uma breve actuação de todos os grupos integrantes em frente à Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. A festa prolongou-se noite dentro com a recepção dos grupos no bar Santa Loucura, junto à Praça de Toiros, onde decorreram, nos dias seguintes, os concertos e mostras etnográficas ligadas ao MIF.

Nos dias 8 e 9, quinta e sexta, respectivamente, tivemos uma incursão itinerante pelo distrito de Évora com paragens nos principais pontos onde os grupos estiveram alojados como é o caso do Inatel no centro da cidade de Évora.

Na manhã de sábado, tivemos um animado e colorido desfile pelas ruas do Centro Histórico de Montemor-o-Novo, que culminou numa animada partilha musical e certame de dança entre ranchos e grupos nacionais e convidados internacionais, no Mercado Municipal da cidade que dinamiza e organiza este festival há 12 anos consecutivos.

O penúltimo dia terminou com a primeira Gala da 12.ª edição da MIF, com apresentação de Helena Rocha e Paulo Canas, e teve lugar na emblemática Praça de Toiros de Montemor-o-Novo. Um cenário maravilhoso, com casa mais do que lotada, tendo a organização de abrir, ao longo da noite, mais acessos às bancadas devido à afluência de uma verdadeira multidão, numa agradável noite de verão ao bom-tom alentejano.

A anteceder as coloridas actuações da noite, tivemos a já habitual entrega de certificados de participação e lembranças pela mão das entidades organizadoras e patrocinadoras na pessoa do Senhor Vereador do Pelouro da Cultura, Henrique Lopes. Subiram previamente ao palco os representantes, tendo, todos, a amabilidade de aclamar o excelente trabalho do Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor em mais uma organização de sucesso.

Mesmo à saída principal da Praça de Toiros de Montemor-o-Novo, tivemos, durante o fim-de-semana, várias barraquinhas montadas, onde pudemos encontrar artigos feitos pela Ciranda, bem como barraquinhas dos grupos internacionais, como e o caso da Polónia, com os seus lenços bordados de cores garridas.

No domingo, destacamos a segunda Grande Gala e gala de encerramento, que teve lugar no último dia do festival MIF, no passado dia 11 de Agosto, com a actuação de todos os grupos estrangeiros convidados e, também, da prata da casa, a quem coube, não só a organização do festival, o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor, como também toda a integração e dinamização das inúmeras actividades e comodidades que um evento desta envergadura exige.

Numa actuação exemplar, além das modas mais habituais, proporcionou uma noite verdadeiramente festiva, pois este ano contou com uma nova musicalidade numa riquíssima colaboração com arranjos do músico e artista visual Omiri.

Esta nova versão musical da canção Ó Chico, Ó Chico, acompanhada por uma inovadora matéria em vídeo, veio trazer à festa um novo fôlego, adivinhando assim que, daqui a dois anos, tenhamos mais uma maravilhosa mostra de folclore do mundo, aqui em Montemor-o-Novo.

Aguardemos pacientemente, tal como as Velhotas da Theatron (também parceiro deste festival)

Márcia Ávila

NOTA: este artigo foi escrito seguindo as regras do Antigo Acordo Ortográfico

 

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page